quarta-feira, maio 23, 2012

Vitamina D

Já é de nosso conhecimento que o colesterol é um composto de suma importância para nosso organismo. Um dos motivos dessa importância, é que o colesterol é precursor de hormônios esteróides. Os hormônios esteróides são lipossolúveis, atravessam as membranas das células e ligam-se a receptores no interior dessas, ativando certos genes que produzirão as proteínas. Os cinco principais grupos de hormônios esteróides são: progestagênios, glicocorticóides, mineralocorticóides, androgênios e estrogênios. Estes, podem ser produzidos no córtex adrenal ou nas gônadas. 
Você deve estar se perguntando até agora ''tá, mas o que a vitamina D tem a ver com isso?" Diferentemente das outras vitaminas, a vitamina D é um pré-hormônio. O produto do seu metabolismo é o calcitriol, que é um hormônio esteróide. Mas como isso acontece? Primeiramente, devemos ter em mente que a vitamina D é obtida na presença de luz solar (ou da alimentação, que veremeos mais a frente), sendo dependentes do raio UVB. O que acontece:


                                          



O colesterol se converte em 7 - desidrocolesterol , que é fotolisado pelos raios UVB que é convertido na pró-vitamina D3, e através de uma isomerização espontânea é formada a vitamina D3. A vitamina D3 será transportada para o fígado e lá é hidroxilada, formando a 25-hidroxivitamina D3 (Calcidiol). O Calcidiol é transportado para os rins e lá também é hidroxilado, formando a 1,25 diidroxivitamina D3, o Calcitriol, que é uma forma ativa da vitamina D.
A vitamina D é importante para a homeostase do nosso corpo. Além do que já sabemos sobre ela - a sua importância para a absorção do cálcio e do fósforo -estudos apontam que a carência de vitamina D está relacionado a diversas doenças conhecidas, já que o genoma humano contém mais de 2.700 locais de ligação para o calcitriol . 
A vitamina D também pode ser produzida pelo nosso organismo (além do contato com a luz do sol) por alguns alimentos, como o óleo de fígado de peixe e por alimentos fortificados, como leites e cereais. Também há a suplementação com comprimidos. É recomendado o balanceamento das formas de obtenção da vitamina D, já que é necessária grandes doses diárias da mesma, sendo assim difícil a dose diária  necessária ser obtida através apenas da alimentação, por exemplo.




      
                                                                                                                      Por Gabriella Dantas



sábado, maio 19, 2012

Os Fitoesteróis


             Já devem ter escutado por ai que alimentos de origem vegetal, ajudam no combate às doenças relacionadas ao colesterol, como a hipercolesterolemia (ou simplesmente, colesterol alto), não é mesmo? Bem, pois isso é verdade, tudo porque esses alimentos são ricos em um composto esterol chamado de FITOESTEROL e é sobre ele que eu vou falar nesse post.
            Os esteróis são componentes essenciais das membranas celulares e podem ser de origem animal ou vegetal. Os fitoesteróis são esteróis de origem vegetal e apresentam configuração estrutural muito parecida com a do colesterol, diferindo- se desse por possuírem 28 ou 29 carbonos (colesterol possui 27) e também um grupamento metil ou etil  adicional em sua cadeia carbônica.
            Os fitoesteróis mais conhecidos e estudados são o beta sitoesterol e beta campesterol com insaturações em sua estrutura, assim como no colesterol. Quando não se encontra essa dupla ligação, encontramos os análogos beta sitostanol e beta campestanol(esteróis saturados produzidos a partir da hidrogenação), como podem ser visualizados na figura abaixo. Esses compostos também são os mais abundantes nos alimentos naturais, tanto na forma cristalina, quanto esterificados a ácidos graxos livres, ácidos fenoléicos e açúcares.
                       
                  Apesar da sua semelhança estrutural com o colesterol, os fitoesteróis atuam de forma diferente no organismo. Com a ingestão desses compostos, foi observada uma redução de cerca de 50% na absorção intestinal do colesterol. O seu consumo, também reduz de 10 a 15% as concentrações de LDL-colesterol, sem alterar os níveis de HDL-colesterol, o que ajuda a evitar o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Portanto, os fitoesteróis podem ajudar, e muito, no tratamento de pessoas com doenças cardiovasculares, pois segundo o Programa Nacional Americano de Educação em Colesterol (NCEP), cada 1% da diminuição do colesterol sanguíneo significa a queda de cerca de 2% do risco de doenças cardiovasculares.
            Esses compostos estão presentes em alimentos como óleos vegetais, frutas, hortaliças e leguminosas. Outros alimentos, como margarina, leites e iogurtes, entre outros, são enriquecidos com fitoesteróis e por isso são mais indicados para pessoas com níveis altos de colesterol ou com casos de hipercolesterolemia na família.
                                      


Fontes:


Por: Caroline O'hana



terça-feira, maio 15, 2012

Aterosclerose

Olá, pessoal.
Hoje lhes falarei sobre uma doença relacionada ao excesso de gordura no sangue. A aterosclerose.
A aterosclerose é uma doença crônica e degenerativa, lenta e progressiva, que pode ter inicio na infância e surgir na fase adulta. É causada pela formação de ateroma nas paredes das artérias. Os ateromas são placas formadas por substâncias encontradas no sangue, especialmente por lipídeos, como o colesterol. Eles grudam e se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos, diminuindo o diâmetro destes, podendo fechar completamente o vaso, levando à obstrução total da artéria. 

A obstrução impede a circulação de sangue no órgão à que determinada artéria afetada está ligada, portanto, os sintomas são relativos a cada órgão. Os mais afetados são o cérebro, que é irrigado pelas artérias carótidas, levando ao derrame; e o coração, que é irrigado pelas artérias coronárias e sua obstrução pode provocar o infarto. 
Como é formado o ateroma?
Os principais fatores para o surgimento da aterosclerose são: obesidade, principalmente na região abdominal; tabagismo; alcoolismo; excesso de LDL; baixa no HDL; sedentarismo; estresse; entre outros. A hipertensão, o alto LDL, o tabagismo, a obesidade, dentre outros fatores, podem causar uma lesão no endotélio (camada de células dos vasos, que matem contato direto com o sangue) da artéria. Abri-se, então, espaço para a formação da placa de ateroma.
A lesão endotelial provoca a liberação de mediadores químicos, que aumentam a adesão de leucócitos na camada íntima das artérias e a absorção de LDL, provoca a multiplicação e a migração de células de musculatura lisa, havendo depósito de fibrina, causando o enrijecimento do ateroma.
Quando desencadeado, esse processo pode se tornar um clico vicioso, chamado feedback positivo, e culminará no crescimento da placa de ateroma. Tal placa pode crescer até obstruir grande parte do vaso, atrapalhando, assim, a oxigenação dos órgãos irrigados por ele.






Fontes: http://substanciap.com/index.php/2007/08/24/voce-sabe-o-que-e-um-ateroma/comment-page-1/
            http://www.infoescola.com/doencas/aterosclerose/
            http://www.youtube.com/watch?v=BIQtntZZGqI
            http://www.knobel.com.br/site/aterosclerose/


Postado por: Nathália Rocha

sexta-feira, maio 11, 2012



Problemas Cardiovasculares e o ômega 3:


Olá pessoal, falarei mais um pouco sobre omega 3!O ômega 3 é um alimento que é preciso ser adquirido na alimentação humana, peixes, cereais integrais são as maiores fontes desse ácido graxo!


É um ácido graxo e como já dito antes sua molécula possui a seguinte estrutura:


Suas formas ALA - ácido alfa-linolénico, EPA - ácido eicosapentaenóico encontram-se em peixes de água fria tunas, salmão, trutas, sardinhas e outras já o DHA - ácido docosahexaenoico tem suas fontes em vegetais verde escuro e cereais integrais.O ômega três é um ácido graxo que age no colesterol  a partir de uma proteína complexada com o colesterol denominada LDL-c .A pesquisa sobre o ômega 3 previnir problemas cardiovasculares foi feita a partir de eskimos que mesmo se alimentando de carne de peixe mais gordurosas não possuíam problemas no coração, então, identificaram a substância ômega 3 em grande quantidade em sua alimentação e relacionaram com a diminuição de triglicerídeos no sangue e a redução do LDL.
Pessoal, vou colocar um vídeo que em alguns momentos foi editado e não da para saber a totalidade das palavras do médico mas é bem legal para mostrar como fica um coração e artérias com grande quantiadade de LDL e triglicerídeos e depois possue algumas informações sobre o ômega três.Quem não gostar de ver cirurgias por favor não assistir porém é bem legal.

Espero que tenham gostado.Até logo.

Por Larissa Fernandes
Bibliografia:

quarta-feira, maio 09, 2012

Colesterol: meios de transporte

    Como já citado anteriormente, o colesterol trata-se de um álcool policíclico de cadeia longa que pode ser considerado um esteroide. O mesmo possui em sua estrutura um grupo hidroxila, responsável pela interação entre os grupos fosfato da membrana celular.
    O colesterol é formado a partir do acetil-coenzima A, a partir da conversão do piruvato e conectando a glicólise ao ciclo de Krebs, em quatro etapas fundamentais:
     1- Síntese do mevalonato a partir do acetato
     2- Conversão do mevalonato em dois isopropenos ativados
     3- Condensação de seis unidades de isopropeno ativadas para formar esqueleno
     4- Conversão do esqualeno no núcleo esteroide de quatro aneis

    O colesterol é excretado do fígado para a bile e reabsorvido nos intestinos grosso e delgado. Os responsáveis pelo transporte de colesterol no sangue são o HDL(proteína de alta densidade) e o LDL(proteína de baixa densidade), ambos são lipoproteínas plasmáticas, que são complexos macromoleculares de proteínas tranportadoras específicas, as apolipoproteínas,que determinam de quais células o colesterol será retirado e para onde será enviado.
    O HDL é responsável pela remoção de colesterol do sangue, transportando-o para o fígado. O LDL é capaz de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos por meio de endocitose mediada por receptores. Além destes, ainda tem o VLDL, proteína de densidade muito baixa, este é o precursor do LDL e é convertido em colesterol quando os triacilgliceróis são degradados pela lipase lipoprotéica. 
Foto: endocitose mediada por receptores

Foto: meios de tranporte do colesterol HDL e LDL
    Já explicado esses meios de tranporte do colesterol, é importante ressaltar que essa história de que o HDL é o "bom colesterol" e que o LDL é o "mau colesterol" não passa de um mito! O LDL seria considerado o "mau colesterol" exatamente por ter a capacidade de enviar colesterol para tantas partes do corpo.
    A única coisa que difere entre esses dois meios de transporte é o como se dá o transporte, de onde vai e para onde vai. Ambos são de grande importância para o organismo, o problema é o excesso.


Fontes:
   Sites


   Livros
      NELSON, D e COX, M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5ª edição Porto Alegre, ed. Artmed, 2011 páginas 831 a 845.



Postado por: Samara Cabral

 




     

terça-feira, maio 01, 2012

Gordura Trans



O que é? E por que temê- la ?
                A Gordura trans é um tipo especial de gordura formada a partir de um processo químico que torna óleos de origem vegetal líquidos em gordura semi-sólida (hidrogenação da gordura). O que acontece é que durante esse processo, em que se transforma Ácido graxo insaturado Cis em ácido graxo trans, as moléculas de gordura são rearranjadas estruturalmente, ou seja, o óleo "bom" tem seus átomos dispostos paralelamente, já na gordura trans os átomos estão dispostos na transversal (daí o nome da gordura). Esse processo de troca, na hidrogenação, é chamado isomerização cis- trans. Assim como é possível ver na imagem abaixo, a formação do isômero trans acontece quando (em relação a dupla ligação) um dos átomos de hidrogênio permanece ligado a molécula da mesma forma que na conformação cis, e o outro átomo é retirado da posição inicial, e é aí que está o perigo, pois essa nova conformação é mais rígida e termodinamicamente mais estável.
               
               .

                  Por essas características na sua conformação, a gordura trans não é sintetizada pelo organismo, e com a sua ingestão fica muito mais fácil o acúmulo de LDL- colesterol nas paredes das artérias e há também a redução do HDL. A gordura trans apenas foi inventada  para que os alimentos ficassem mais saborosos e para que pudessem ser conservados por mais tempo, porém, não é difícil saber que os malefícios que ela traz a saúde são muitos. Ela também é responsável pela produção de gordura visceral, que se acumula na região pélvica ocasionando uma série de doenças graves (Diabetes, colesterol alto, hipertensão etc.). Tais problemas aumentam a chance de doenças cardiovasculares e também do AVC. Outro grave efeito é a inibição da atividade de enzimas que catalisam a desidrogenação de ácidos graxos que trabalham biossinteticamente nos ácidos graxos fundamentais ao metabolismo, tal efeito pode atrapalhar no desenvolvimento infantil já que esses ácidos são transferidos pelo leite materno e até mesmo pela placenta.
                                                   
                     A maior concentração dessa gordura está nos alimentos mais apreciados pelo nosso paladar, isso mesmo, sorvete, batata- frita, salgadinhos, bolos, pipoca de microondas e principalmente, o mais querido de todos, os FAST FOODS, são riquíssimos em gordura trans.
                  Em 2006, a ANVISA determinou que em todos os produtos industrializados devem conter a informação sobre a quantidade dessa gordura(gramas presentes por porção do alimento), assim fica mais fácil saber se um alimento é rico ou não em gordura trans, facilitando a possibilidade de escolhas mais saudáveis, pois não há nenhum benefício nutricional aparente com a ingestão da mesma.

                   
             Recomenda- se que o consumo seja o menor possível, ou seja, 2 gramas por dia já é mais do que suficiente.
               



Por: Caroline O'hana