domingo, abril 29, 2012

Ômega 6


Olá, pessoal.

 Hoje lhes falarei sobre o ômega 6. Antes de começar, para que o post fique claro e de fácil entendimento, falarei um pouco sobre os ácidos graxos.
Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos (COOH) altamente solúveis em água, que podem ser usados para fornecer energia às células. São componentes orgânicos, ou seja, possuem carbono e hidrogênio em suas moléculas, e são formados com a quebra de gordura. Estão classificados em três tipos, os monoinsaturados, os poliinsaturados e os saturados. Todos são considerados “gorduras boas” e devem estar presentes na alimentação, principalmente os poliinsaturados, pois são ácidos graxos essenciais e não podem ser sintetizados pelo organismo humano. Estes ácidos poliinsaturados, os essenciais, são o ácido linolênico (ômega 3), o ácido linoléico (ômega 6) e o ácido graxo conhecido como ômega 9.


                 
Estrutura do ácido graxo      


Já tendo esclarecido um pouco sobre os ácidos graxos, falarei sobre o real motivo do post, o ômega 6.
O grupo ômega não pode ser sintetizado pelos animais, somente os vegetais terrestres e marinhos são capazes de tal feito; os peixes e outros animais podem transforma-los em ácidos graxos poliinsaturados, por meio do alongamento e da dessaturação de suas moléculas. Por isso eles estão presentes nos óleos vegetais, ovos, carnes e em alguns tipos de semente, e devem estar contidos na alimentação, também podendo ser consumidos por meio de suplementos alimentares.
Os ômega 3 e 6 são os principais componentes do grupo ômega, sendo diferenciados apenas pela posição da primeira dupla ligação. O principal representante do ômega 6 é o ácido linoleico, que pode ser sintetizado em outros ácidos ômega 6.  Tal processo é mediado por enzimas, e estas têm papel na formação dos ácidos graxos ômega 3 e 6, fazendo com que haja uma competição metabólica entre os dois. Por isso é fundamental que haja equilíbrio na quantidade dos dois ácidos na hora de fazer uma dieta, pois o excesso de ômega 6 impede a transformação do ômega 3 em seus derivados; por outro lado, como as enzimas mediadoras têm mais afinidade com o ômega 3, este pode estar em menor quantidade que o ômega 6 e mesmo assim serão produzidas quantidades iguais de produto.


 
Aqui, vemos a diferença nas estruturas do ácido graxo saturado (embaixo, à direita) e na dos poliinsaturados; vemos também a diferença nas posições das primeiras duplas ligações da estrutura do ômega 3 (à esquerda) e na do ômega 6 (em cima, à direita).


Quando ingerido em quantidade adequada e em equilíbrio com o ômega 3, o ômega 6 trabalha no crescimento e desenvolvimento normal das crianças; também nos sistemas reprodutivos; na coagulação do sangue; na produção e no transporte de energia para as células; no sistema imune; dentre outros benefícios, além de sua importância como antiinflamatório, pois nosso corpo converte o ácido linoleico em pró-inflamatórios, chamados prostaglandina.  Porém, como já foi dito e explicado com base na competição entre os ômegas, se o ômega 6 for consumido em excesso suas funções vitais não serão exercidas, podendo acarretar em doenças como o câncer, artrite, cardiovasculares, o aumento da pressão arterial, entre outras.
Com todas estas informações, fico por aqui!


                                                     


Fontes: http://www.infoescola.com/bioquimica/acidos-graxos/
            http://pt.scribd.com/doc/26915347/Acidos-Graxos-Omega-3-e-6
         

Postado por:  Gabriella Dantas

      

sexta-feira, abril 27, 2012

Colesterol



 Olá galera,

  Nesse post explicarei o que é o colesterol, qual a sua função e em quais alimentos ele se encontra.
  O colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa que pode ser considerado um esteroide. Os esteroides formam um grande grupo de compostos solúveis em gordura (lipossolúveis). O colesterol é encontrado em todas as células do nosso corpo e transportado pelo plasma sanguíneo de todos os seres vivos. Sem ele não haveria vida que conseguisse sobreviver em nosso planeta.
    A maior parte do colesterol presente no corpo humano é produzido pelo organismo e a outra parte é adquirida por meio de alimentos de origem animal, tais como: leite integral, manteiga, creme de leite e biscoitos amanteigados, entre outros.
   O colesterol localiza-se principalmente em áreas responsáveis pela sintetização maior de moléculas importantes para o organismo como o fígado, medula espinhal e o cérebro. Ademais, possui importantes funções para o organismo como a construção e manutenção de membranas utilizadas para revestir as células do nosso corpo. Além de atuar no metabolismo das vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K).
   Com estas informações finalizo por aqui. Até o próximo post.

Bibliografia:




Por: Samara Cabral

quarta-feira, abril 25, 2012

Ômega 3


Olá pessoal,

meu nome é Larissa Fernandes, estudante de nutrição da UNB, e contarei para vocês o que é, como funciona  e outras informações sobre o ômega 3!Não se sabe como foi descoberto o ômega 3 mas sabe-se que dos anos 70 para cá os estudos sobre este só aumentam e que os benefícios são enormes.
Vamos começar pelo o que é o ômega 3, consiste em uma série de ácidos graxos poliinsaturados encontrados em peixes de águas profundas, de acordo com o bulário do medicamentos Brasil, nele são encontrados o ácido graxo eicosapentanóico e o  ácido docosahexaenóico.
Esses dois acidos e o ômega 3 possuem em sua conformação  primeira dupla ligação entre o terceiro e quarto carbono a partir da extremidade contrária da carboxila.Colocarei abaixo a estrutura de 3 moléculas do ácido graxo, ômega 3, 6 e ácido esteárico.



Veremos depois o que são esses dois componentes.O ômega 3 não é produzido pelo corpo sendo assim, precisa ser ingerido.Foi descoberto que o ômega 3 facilita a fertilização, previne doenças cardiovasculares, melhora o desempenho neural, recupera com mais facilidade lesões musculares por esforço, ajuda na recuperação de depressão entre outros benefícios.Pode ser consumido em cápsulas, ovos , peixes, folhagens e cereais que possuem essa substância.Então pessoal hoje fico por aqui, com apenas uma breve apresentação.Espero vocês na semana que vem!
Boa semana!
 

 


Bibliografia:



Por: Larissa Fernandes

segunda-feira, abril 23, 2012

Ácidos graxos


Olá, galerinha!
      Pra entender melhor sobre alguns assuntos que já falamos e que ainda iremos falar no blog, é de grande importância que vocês tenham um conhecimento mais aprofundado sobre o que é o ácido graxo. Então vamos lá?
     Os ácidos graxos são componentes fundamentais de grande parte dos lipídeos. São utilizados como forma de energia pro nosso corpo. São ácidos carboxílicos (que tem um grupo carboxila ligado à um carbono da cadeia principal). Uma de suas características é possuir carbono e hidrogênio em sua estrutura e normalmente são muito solúveis em água. 


     Os ácidos graxos são classificados de acordo com  suas cadeias, podendo ser  curtas (4 a 6 átomos de  carbono), médias (8 a 12 átomos) ou longas (mais do que 12). Além do tamanho de sua cadeia carbônica, eles também se diferenciam pelo número de duplas ligações. Podem ser classificados como saturados, monoinsaturados ou poliinsaturados, dependendo do número de duplas ligações na sua cadeia carbônica. Os saturados não contêm dupla ligação entre os átomos de carbono. Os monoinsaturados contêm uma dupla ligação e os poliinsaturados possuem duas ou mais duplas ligações.



     Os ácido graxos saturados estão normalmente em forma sólida, ou seja, gordura. Seu consumo exagerado pode causar um aumento da taxa de colesterol no sangue, o que é indesejável pro organismo. São fontes de ácidos graxos a manteiga, alguns queijos, bacon e gordura das carnes.
    
  Exemplo de ácido graxo saturado:

   



Ácido butírico (ácido butanóico)

     Já os ácidos graxos insaturados estão normalmente em forma líquida, ou seja, óleo. Em sua estrutura, quando os hidrogênios dos carbonos que recebem a dupla ligação encontram-se no mesmo lado do plano, são chamados de CIS. Quando estão em lados opostos, de TRANS. Os ácidos graxos trans podem ser encontrados em produtos industrializados. Em excesso, os ácidos graxos TRANS também podem causar um aumento na taxa de colesterol no sangue, às vezes ainda maior do que o aumento causado pelos ácidos graxos saturados.


     Existem certos tipos de ácidos graxos que são classificados como ''essenciais''. Esses, para serem sintetizados, precisam de outros ácidos graxos precursores, como o ácidos linoléico e alfa-linolênico, que são adquiridos apenas pela alimentação. Os ácidos graxos que precisam desses precursores para serem sintetizados são: os poliinsaturados - abrangindo o ômega-3 e ômega-6. Além desses, os ácidos graxos de cadeia muito longa, como os ácidos araquidônico e docosaexaenóico, também estão nessa situação.
     Os ácidos graxos são encontrados no nosso organismo ligados covalentemente a diferentes tipos de lipídeos. É dependendo da classificação e da configuração química dos ácidos graxos que as gorduras possuirão diferenças em seu sabor, na textura, em seu ponto de fusão e na absorção.
     Por hoje fico por aqui :) 


Fontes:


Por: Gabriella Dantas

sábado, abril 21, 2012


      Olá, pessoal! Esse blog é parte de um projeto da turma de bioquímica da Universidade de Brasília e será produzido por 5 alunas do curso de Nutrição. Aqui daremos algumas informações e curiosidades sobre a bioquímica de gorduras, dando ênfase no colesterol, ômega 3, ômega 6 e gorduras trans.
Mas por que saber sobre gorduras? Então, comecemos pelo importante fato de que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que as pessoas não têm entendimento ou conhecimento suficiente sobre os riscos de uma taxa alterada de colesterol no organismo. Depois, sabemos que há um grande número de informações sobre os diversos tipos de gorduras e colesterol que podem vir a ser errôneas repercutindo entre as pessoas. Com o blog pretendemos desmistificar essas informações errôneas pra vocês da melhor maneira. Além disso, aprofundaremos um pouco entrando na parte bioquímica do assunto; falaremos sobre questões que geram dúvidas e sobre curiosidades do cotidiano, como, por exemplo, a relação que algumas drogas, medicamentos e alimentos podem ter com o colesterol. Também daremos ênfase no que os fitoesteróis e outras substâncias relacionadas à redução do colesterol realmente causam no nosso organismo. Abordaremos também sobre os mistérios que envolvem “o ovo e o colesterol”.
Portanto, não deixem de dar uma conferidinha no nosso Blog que será atualizado durante toda a semana.
Quem somos nós:
·        Caroline O'hana
·        Gabriella Dantas
·        Larissa Fernandes
·        Nathália Rocha
·        Samara Cabral
Estaremos abertos a qualquer dúvida ou comentário :) Espero que aproveitem! 
                                                                    
                           






                                                      Postado por Gabriella Dantas