sábado, setembro 29, 2012

Dietas vegetarianas


         A Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, fez um estudo onde  observou o nível de colesterol total, LDL, HDL e triglicerídeos de vegetarianos e onívoros.Interessante relatar que nesse estudo houve distribuição de grupos onívoros, ovolacto, lacto e vegetariano restrito.


         Como respostas , chegaram a conclusão que esses níveis foram maiores nos onívors e em menor quantidade nos vegetarianos restritos.
As medidas de CT, TG, HDL foram obtidas por método bioquímico enzimático as concentrações enzimáticas de LDL foram calculadas a partir desses valores, usando a formúla de Friedwald
                                     LDL-C = CT - HDL-C - TG/5
(pode ser utilizada quando TG < 400 mg/dL).



            Nessa tabela podemos observar as proporções de HDL, CT, TG E LDL, nos diferentes grupos.E nesta observamos a conclusão do estudo , os vegetarianos restritos possuem um valor siguinificativamente menor que os outros grupos.


            Observando que no HDL , não houve diferença considerável.

       Porém, o HDL/CT há uma diferença considerável. Estudiosos( como Melby e Cols, Harman e Parnell), indicam que a dieta vegana possuem um valor de proteção cardiovascular.
           Essa pesquisa também faz com que a dieta vegana há um papel enorme quando já se existe problemas como a hipercolesterolemia.
Há também evidências de uma dieta vegana(livre de carnes, e  balanceada), possue melhores resultados do que tratamento com estatinas .
          O médico James Anderson, da Univesidade de Kentucky,observou  que os pacientes que fizeram uma dieta vegana conseguiram melhores resultados do que pacientes que utilizaram as estatinas como tratamento, durante três semanas, para abaixar o nível de colesterol.Por isso é importante lembrar que a prevenção e qualidade de vida é o melhor remédio para a vida.


Bilbiografia:




Por:Larissa Fernandes


0 comentários:

Postar um comentário