segunda-feira, setembro 10, 2012

Substitutos de Gordura- Parte 2


Vimos no post anterior de substitutos de gordura a importância da mesma para a vida e as manobras hoje observadas para que haja uso das gorduras mas em menor teor, substituido-as.

Outro substituto de gordura é o carboidrato.São vários os exemplos deste, como os amidos,  fibras e a polidextrose.Quando introduzido aos alimentos dão a sensação parecida com a da gordura(dita anteriormente no post).É interessante observado que alimentos como os  amidos modificados e dextrinas fornecem 4cal/g enquanto os que não são absorvidos fornecem pouquíssima caloria.

A polidextrose é um polímero de condesação da dextrose, pode substituir o açúcar, o amido ou a gordura e em quantidades aproximadas de 90g por dia, mas em excesso poderá causar efeito laxativo em humanos.Pode ser usado como agente de volume, transportador de sabor, redutor do ponto de congelamento e assim melhorando a textura e viscosidade.Também repões a quantidade de sólidos de açúcar no iogurte , reduzindo em até 75% a quantidade calórica.
É parcialmente metabolizada. A quantidade de ingerida é quase desconsiderada que passa pela membrana intestinal, chega a no máximo 1%, 30% é metabolizada em ácidos voláteis e dióxido de carbono, assim, chegando em uma utilização calórica de 1cal/g.

O amido é o hidrocolóide alimentício mais conhecido e utilizado, porque possui um baixo custo e por sua grande faixa de propriedades funcionais.Possui dois componentes para sua estrutura a amilopectina e amilose.A amilose contribue para as mais variadas texturas que é a geleificação e a amilopectina da a textura pegajasosa do produto, devido a sua solubiliadade.Embora os carboidratos forneçam cerca de 4cal/g o amido como subtituto da gordura utilizados de 25% a 50 % contribuem com cerca de 2cal/g.O que é uma redução siguinificativa comparada às gorduras.

Eu não citei como exemplo mas as gorduras sintéticas são os substitutos mais curiosos.

São resistentes ao calor, são emulsificados e hidrolisados pela ação das lipases no intestino que resultão em monoglicerol e ácidos graxos, por isso não contribuem no valor calórico dos alimentos, e não são absorvidas diretamente pelo intestino.Os grupos graxos não calóricos são consideradas gorduras análogas pois possuem propriedades funcionais e sensoriais às das gorduras mas não são metabolizadas.

Um exemplo de gordura sintética é molécula de poliéste de sacarose, conhecida como o Olestra.


O Olestra é utilizado em salgadinhos industrializados, os "snaks", cereais matinais e batatas fritas.Reduzindo o teor calóricos destes.

Bem Galerinha, esse foi o final sobre os substitutos de gordura.Espero que tenham entendido e gostados.Qualquer dúvida é só comentar que tentarei esclarecer.


Por: Larissa  Fernandes

Bibliografia:
http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/91.pdf http://www.enotes.com/fat-substitute-reference/fat-substitute 


http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/1996/vol19n2/v19_n2_07.pdf 
http://eatthis.menshealth.com/home 
http://eatthis.menshealth.com/home 








0 comentários:

Postar um comentário