sexta-feira, setembro 07, 2012

Dislipidemia






A dislipidemia é uma doença cardiovascular causada pelo aumento das taxas de colesterol e de triglicerídeo no sangue. A ingestão de uma dieta rica em gordura e o consequente aumento da produção de colesterol e triglicerídeos provoca a dislipidemia, assim como o sedentarismo e o aumento de peso. Além destes fatores, a doença pode ter origem genética, pode surgir por meio da ingestão de certos medicamentos e pode ser desenvolvida por outras doenças, como a diabetes, obesidade, dentre outras.
Como já foi relatado aqui no blog, é essencial e indispensável a presença do colesterol e do triglicerídeo no corpo humano. Cada um deles desempenha diferentes funções para que o organismo funcione perfeitamente. Mas o excesso destas substâncias no sangue circulante traz problemas, complicações e doenças de longo prazo, como a aterosclerose, que também já foi relatada aqui no blog, a própria dislipidemia e várias outras.




  Existem dois tipos de dislipidemia, a dislipidemia primaria e a secundaria. A dislipidemia primaria é de origem genética, causada pela desorganização na síntese e pela degradação de lipídeos. A dislipidemia secundária pode ser causada pelo uso de determinados medicamentos ou pelo hábito de vida inadequado, como a má alimentação, o sedentarismo, etc.
As altas taxas de colesterol e triglicerídeo no sangue não apresentam sintomas, portanto, não há como saber se uma pessoa tem ou não dislipidemia sem que haja a realização de exames periodicamente.
Existem várias formas de manifestação da dislipidemia, uma delas é a hipercolesterolemia, outra doença cardiovascular que é bem comum. Mas sobre esta, falaremos em um outro post.








Fontes: http://www.nutricaoemfoco.com/2009/09/09/a-dislipidemia/
            http://www.infoescola.com/doencas/dislipidemia/
            http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=227


                                                                                                              Postado por: Nathália Rocha

0 comentários:

Postar um comentário